Além de possuírem função terapêutica nos hospitais, os Gases Medicinais são de grande importância e apresentam várias aplicações na saúde.
Alguns são utilizados na administração de anestesias, outros no uso do ventilador mecânico, permitindo que o paciente possa respirar e assim, levar Oxigênio para as várias partes do corpo e diversas outras possibilidades.
Quer saber quais são esses gases e como eles podem gerar diversos benefícios? Então, confira abaixo!
6 gases medicinais essenciais
1. Oxigênio (O2)
Quando se fala em respiração, logo vem à nossa mente o Oxigênio. Afinal de contas, é graças a ele que tudo funciona muito bem no nosso corpo. Sem esse gás, a gente simplesmente não existiria.
Quando estamos com uma queda de saturação (baixa quantidade de Oxigênio no sangue) o uso do O2 medicinal é fundamental para reverter essa situação. Sendo assim, esse é um gás que não pode faltar no ambiente hospitalar.
2. Nitrogênio
Pouca gente sabe, mas o ar que respiramos contém muito mais Nitrogênio do que Oxigênio. Só por isso dá para entender que ele é vital para qualquer ser vivo.
O Nitrogênio medicinal é bastante utilizado pelas clínicas de inseminação artificial. Ele é fundamental para congelar óvulos, embriões e demais substâncias biológicas para que possam ser utilizados mesmo depois de muitos anos.
3. Ar Comprimido
Sem dúvida alguma tem um papel muito importante quando o assunto é recuperar a saúde dos pacientes. Ele consegue ser versátil e bastante útil nos hospitais.
Com ele é possível, por exemplo, administrar uma medicação por meio da inalação desse ar, usá-lo nos tratamentos com ventilação mecânica e também em ferramentas pneumáticas.
4. Óxido Nitroso
Muito utilizado durante a anestesia e misturado a outros gases que também causam esse efeito. Ele tem sido usado por mais de 160 anos!
5. Dióxido de Carbono
Um gás bastante utilizado na medicina principalmente por ser um gás fisiológico, afinal de contas, nosso corpo já convive com ele durante as trocas gasosas respiratórias.
É bastante usado, por exemplo, no procedimento de videolaparoscopia. O Dióxido de Carbono é aplicado no paciente para que ocorra a insuflação do estômago e assim o especialista possa analisar com mais clareza as paredes do órgão e dar o diagnóstico com maior precisão.
6. Hélio
O Gás Hélio é muito conhecido por encher os balões das crianças, mas ele também é utilizado em alguns procedimentos hospitalares. Esses são os tipos de gases mais utilizados na medicina. Na hora de escolher de que empresa pretende adquirir esses produtos, lembre-se da importância da qualidade e procure por fornecedores autorizados e com credibilidade no mercado.
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e leve conhecimento para mais pessoas!